As Aldeias do Xisto em Portugal, um lugar lindo e diferente para se visitar

By julho 16, 2016 4

 

As Aldeias do Xisto são 27 aldeias situadas no centro de Portugal, que estavam em ruínas, e que hoje fazem parte de um grande projeto de desenvolvimento sustentável.

O projeto Rede de Aldeias do Xisto melhora a qualidade de vida da população das aldeias, valorizando seu patrimônio arquitetônico e promovendo o potencial turístico de cada aldeia.

 

Figueira, Aldeia do Xisto, Portugal

 

O projeto originou destinos turísticos em um dos territórios mais desfavorecidos do interior do país. E só por isso já merece todo respeito e reconhecimento.

 

Figueira, Aldeia do Xisto, Portugal

 

Situada entre Castelo Branco e Coimbra, é uma região constituída basicamente por montanhas de xisto, com rios de águas limpas e com várias praias fluviais.

 

 

Eu fiquei em apenas uma dessa aldeias, a Figueira, onde pude testemunhar o belo trabalho de restauração arquitetônico que vem sendo feito. É tudo muito interessante e bonito. Veja o post completo da Aldeia da Figueira, que é belíssima.

 

Figueira, Aldeia do Xisto, Portugal

Figueira

 

 

As Lojas do Xisto

 

Nas Lojas do Xisto podem ser encontrados produtos regionais, como artesanato, doces da região, mel, pães feitos em forno a lenha e outras curiosidades. Estas lojas situam-se em várias aldeias da rede.

 

 

 

Algumas Aldeias do Xisto para visitar:

 

São muitas aldeias para visitar, todas belas e cada uma com seu charme particular. As que listo a seguir são apenas as que mais chamaram minha atenção, após ter lido bastante a respeito para arriscar a sugestão. (Fui apenas à Figueira, mas acredito que todas as 27 merecem uma parada).

 

1. Figueira

Para mim a mais linda, claro, onde fiquei, vivenciei, uma aldeia verdadeira com galinhas nos poleiros, forno comunitário, hortas e carroças, senhorinhas vestidas de preto, destino ideal para quem gosta de natureza, história e tradição.

 

 

 

2. Cerdeira

A Cerdeira tem cenário mágico com apenas algumas casas aninhadas na encosta de um morro rochoso e no meio da vegetação. O chão de ardósia contrasta com a vegetação e as pedras.

 

 

 

3. Talasnal

É a Aldeia do Xisto da Serra da Lousã preferida dos turistas, pequenina e no alto da montanha, um lugar realmente especial.

 

 

 

4. Casal de São Simão

Um brinco de aldeia com apenas uma rua, uma fonte e uma capela.

 

 

 

5. Álvaro

É uma das “aldeias brancas” da Rede das Aldeias do Xisto, pois a maioria das fachadas das construções está rebocada e pintada de branco. É um lugar com muito patrimônio religioso.

 

 

 

6. Pedrógão Pequeno

É outra das “aldeias brancas” da Rede das Aldeias do Xisto. Aqui o interessante são alguns vestígios arqueológicos como pedaços de uma calçada romana.

 

 

 

7. Covas do Monte

Aproximadamente apenas 50 pessoas vivem aqui e são agricultores e pastores.

 

 

 

8. Comareira

É a menor aldeia da rede com um pequeno conjunto de casas e uma vista magnífica. O lugar é estratégico para quem quer conhecer as praias fluviais desta região ou o Parque Florestal da Oitava.

 

 

 

 

 

 

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Translate »