Revisitando Assisi, Itália. Todas as dicas do lugar

By setembro 10, 2017 0

 

Assim é Assisi …lugar mágico que já me encantou por três diferentes vezes.

Gosto muito de voltar a posts antigos e rever o já que foi escrito, acrescentar novidades e postar mais fotos legais. Vocês já devem ter percebido que este blog é essencialmente fotográfico, não é?

Pois bem agora vou detalhar Assisi ou Assis, com dicas espertas de qual é o melhor roteiro a se fazer a pé, dos lugares imperdíveis e dos melhores restaurantes.

 

Assis, Itália

 

Berço de São Francisco de Assis – padroeiro da Itália, fundador da ordem franciscana, e um dos mais populares santos católicos da história – seu Centro histórico é bem pequeno e facilmente explorado a pé.

Com suas ruínas romanas, sinuosas ruas medievais e santuários sagrados, tem sido um importante destino de peregrinação católica durante séculos, e é hoje um dos destinos turísticos mais populares na Itália.

 

O melhor roteiro para fazer em Assis

 

1. A partir de Piazza Matteotti, onde se encontra o principal estacionamento, ir em direção a Catedral de San Rufino, que tem provavelmente a mais bela fachada de todas as igrejas da cidade. Se você tiver algum tempo de sobra visite também o museu.

San Rufino, Assis

San Rufino

 

2. Siga pela Via San Rufino (saindo em frente da Catedral) até chegar à Piazza del Comune, o centro da cidade.

Existem duas principais atrações na Piazza del Comune: o Palazzo del Capitano del Popolo, com a torre do relógio, e a bela igreja de Santa Maria Sopra Minerva com suas colunas romanas. Sendo uma cidade romana antiga, Assis tinha seu próprio templo dedicado a Minerva, a deusa da sabedoria. Com a chegada do cristianismo o templo foi transformado em uma Igreja Católica.

Na Piazza del Comune, você encontra também o Centro de Informações Turísticas.

Piazza del Comune

Piazza del Comune, Palazzo del Capitano del Popolo, Assis

Piazza del Comune, Palazzo del Capitano del Popolo

 

3. Da Piazza del Comune você tem duas opções para chegar à Basílica de São Francisco:

  • Via San Paolo, visual mais bonito e tranquilo com vários mirantes do vale abaixo durante o percurso. Faça um desvio aqui para chegar à pequena igreja de Santo Stefano, uma verdadeira jóia ignorada pela maioria.
Santo Stefano, Assis

Santo Stefano

  •  Via Portica e Via San Francesco, maneira usual e mais curta para ir à Basílica de São Francisco. Aqui há uma abundância de lojas.
Via Portica, Assis

Via Portica

 

4. Basílica de São Francisco, a principal atração de Assis. Contém as relíquias sagradas de Francisco e belos afrescos de Giotto. Comece na parte superior da Basílica, mas não deixe de descer as escadas para o túmulo de São Francisco. Um dos lugares espiritualmente mais poderosos em Assis.

Assisi, Italia

Basílica de São Francisco

 

5. Quando terminar a sua visita à Basílica, comece o seu retorno à Piazza del Comune pelo arco da Via Frate Elia. Quando chegar ao fundo da rua você verá uma grande igreja, San Pietro. Este é outro “must see” da cidade, que é muitas vezes ignorado. Diferentemente de outras igrejas na cidade, o interior é mais belo do que o exterior.

Ao fundo a direita, San Pietro

 

6. Chegando novamente à Piazza del Comune, a partir do Fonte dos Leões pegue a Corso Mazzini. Aqui você vai encontrar muitas lojas interessantes.

Piazza del Comune, Fonte dos Leões

Piazza del Comune, Fonte dos Leões

Corso Mazzini, Assis

Corso Mazzini

 

7. No final da rua, você vai ver o arco e depois a bela Basílica de Santa Clara, em homenagem a Santa Clara, amada amiga e companheira de São Francisco. Há uma linda praça em frente à igreja com vistas maravilhosas sobre o vale.

Santa Chiara, Assis

Santa Chiara

 

8. Aqui perto aproveite para visitar a Igreja Santa Maria Maggiore.

Santa Maria Maggiore, Assis

Santa Maria Maggiore

 

9. San Damiano também perto da basílica de Santa Clara, é um dos lugares mais “franciscanos” da cidade e vale a pena o pequeno desvio para fora das muralhas da cidade.

San Damiano, Assis

San Damiano

 

10. Definitivamente tirar um tempo para caminhar entre as casas e lojas medievais de Assis. A maioria das ruas de paralelepípedos e becos irá levá-lo até a basílica de San Francesco.

Assis, Itália

 

 

Assis oferece muitas outras coisas para ver e fazer. Se você tem mais tempo, estas são algumas outras boas dicas:

  • Eremo delle Carceri. Uma igreja e mosteiro em um desfiladeiro íngreme, 4 km a leste de Assis, onde São Francisco veio rezar e contemplar no século 13. Fora das muralhas de Assis, esta foi a primeira casa monástica de São Francisco e seus seguidores.

Eremo delle Carceri

 

  • Rocca Maggiore – um local encantador com vistas maravilhosas. Um castelo – “La Rocca” – onde Frederico Barbarossa passou sua infância. Além da maravilhosa arquitetura, as vistas daqui são de tirar o fôlego.

Assis, Itália

Vista de Assis, a partir da Rocca

 

  • Por fim se tiver tempo vá a Santa Maria degli Angeli ao pé da cidade, onde está a estação de trem. A Basilica contém a Porziuncola, o lugar mais sagrado da Ordem Franciscana. Ali morreu Francisco de Assis.

Santa Maria degli Angeli

 

Compras em Assis

São muitas lojas exibindo uma variedade de artes e ofícios locais, incluindo pinturas, esculturas, cerâmicas e reproduções de armas e ferramentas medievais. Bordados e chocolate artesanal também são típicos da área.

Assisi, Italia

 

 

Bons Restaurantes em Assis

  • Locanda del Cardinale. No centro histórico de Assisi, a 100 metros da Piazza del Comune. Ambiente elegante construído em um antigo assentamento romano que remonta a 75 dC e do qual mantém vários achados. A culinária é variada e rica em especialidades da Úmbria.

  • La Bastiglia, muito bom, comandado pelo Chef Marco Gubbiotti. Vale a ida até Spello, cidade vizinha. Via Salnitraria, 17, Spello
  • Ristorante San Francesco. Via San Francesco, 1, Assisi. Chef: Carlo Angeletti
  • Piazzetta dell’Erba. Trattoria simples com ótima comida. Via S. Gabrielle dell’Addolorata, Assisi
  • Da Elide. Via Patrono d’Italia, 48, Santa Maria degli Angeli, Assisi
  • La Stalla. Via Eremo delle Carceri, Assisi
  • Trattoria degli Umbri. Piazza del Comune 40, Assisi

 

Degustação de vinho em Assis e redondezas

  • Il Baccanale, centro de Assis, Via del Comune Vecchio 2, perto do parque de estacionamento da Piazza Matteotti. A loja oferece vinhos de toda a Itália, café exótico, doces e conservas.
  • Lini Vini, a adega é uma vinícola orgânica, familiar e histórica. Lá você pode provar os vinhos DOC de Assis, e também o seu Azeite Extra Virgem com queijo e salame local.
  • Adega Sportoletti oferece ótimos vinhos tintos, e seu famoso Villa Fidelia. No caminho de Assis para Spello, através dos povoados de Viole e Capitan Loreto.
0 Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Translate »