MACBA, ou “Museo de Arte Contemporáneo de Barcelona” e a exposição MIRALDA MADEINUSA

By abril 16, 2017 1

 

MACBA, ou Museu de Arte Contemporáneo de Barcelona. Um museu incrível que faz exposições de artistas internacionais que são quase sempre desafiadoras e intrigantes.

 

 

A “filosofia” do MACBA é acabar com o velho modelo de museu onde a obra de arte é um espetáculo, e sim criar um espaço onde a arte possa ser vista criticamente, de modo que as exposições são normalmente ligadas a palestras e eventos.

A coleção permanente é muito interessante e dedica-se à arte espanhola e catalã da segunda metade do século XX, com obras de Antoni Tàpies, Joan Brossa e Miquel Barceló, entre outros artistas internacionais, como Paul Klee, Bruce Nauman e John Cage.

 

 

Desenhado por Richard Meier e inaugurado em 1995, o prédio moderno desafia a arquitetura do El Raval, um dos bairros mais antigos e históricos em Barcelona.

O uso de grandes superfícies envidraçadas confere luminosidade ao interior do museu. Marca registrada do arquiteto, suas estruturas brancas imaculadas fazem grande contraste aos prédios antigos da Plaça dels Àngels.

 

 

Lá fora, o espetáculo é tão intrigante quanto no interior. Em um curto espaço de tempo o edifício tornou-se um símbolo do bairro, e sua praça, um ponto de encontro para os jovens e um dos locais mais populares da cidade para skate. A proximidade do Museu com o CCCB (Centre de Cultura Contemporània de Barcelona) fez da área o polo cultural do Raval.

 

 

 

Exposição MIRALDA MADEINUSA

A exposição reúne todos os projetos do artista Antoni Miralda nos Estados Unidos. Com curadoria de Vicent Todolí e produção do MACBA, a exposição documenta pela primeira vez, e de forma abrangente, os catorze projetos realizados por Miralda nos Estados Unidos desde meados dos anos setenta até o final dos anos noventa.

 

 

Entre as obras mais representativas estão Breadline (1977), uma linha monumental de pães apresentada no Contemporary Arts Museum, em Houston; Wheat & Steak (1981), um desfile de comida ao longo das ruas de Kansas City, e Honeymoon Project (1986-92), um casamento simbólico entre a Estátua da Liberdade em Nova York, e o Monumento de Colombo em Barcelona. A exposição inclui também a grande instalação pertencente à Coleção MACBA, Santa Comida, 1984-89, baseada no legado da cultura afro-caribenha na América atual.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Translate »