Meu Caminho de Santiago. De Villafranca del Bierzo ao Cebreiro: trecho mais árduo e mais mágico

By maio 28, 2015 1

Caminante, no hay camino, 

se hace camino al andar.” 

 

O Cebreiro é o lugar emblemático do Caminho. Em todos os sentidos. Toda a magia que lá acontece já começa na noite anterior em Villafranca del Bierzo, no albergue Ave Fenix de Jesus Jato, figura lendária no Caminho de Santiago.

Jesus Jato é famoso por preparar a “queimada”, uma espécie de bebida alcoólica de origem celta, que bebemos em um ritual, também celta. Nesta noite fria de outono, estão comigo no Ave Fenix: uma canadense, um brasileiro, quatro espanhóis, e uma inglesa, além de outros peregrinos que eu não conhecia. O clima é mágico e de muito amor.

 

QUEIMADA

 

No dia seguinte, energizados pela noite anterior, começamos a caminhada mais árdua de todo o Caminho de Santiago. Caminhamos em grupo, pois nesse trecho precisa-se de ajuda. São 28 quilômetros em quase 1000 metros de altitude para vencer. Em um trecho há uma variação de 610 metros em apenas 7,5 quilômetros! Por isso mesmo Jesus Jato oferece o serviço de levar nossas mochilas até o Cebreiro. Ainda assim, sem minha mochila pela primeira vez, foi muito difícil.


CAMINHO DE SANTIAGO
CHEGANDO CEBREIRO

 

O Cebreiro é uma vila antiga com casas de pedra e telhado de palha, que foram habitadas até há relativamente pouco tempo. O lugar cheira a fogo de madeira e estrume.

 

O misticismo do local é reforçado pela veneração ao milagre da hóstia. Conta a lenda que no século XIII, num dia muito frio de nevasca, um único fiel foi à missa e o padre teria lhe recusado a comunhão. A hóstia então se transformou em carne viva.

Os sinos desta igreja tocam durante o inverno, para orientar os peregrinos através das névoas.

Mesmo aqueles viajantes que não acreditam em milagres tendem a concordar que o Cebreiro tem uma energia toda especial.

 

Amigos e cansados…já no Cebreiro.

 

Veja também Meu Caminho de Santiago (parte7).  Do Caminho e outras magias

 

Todas as histórias incríveis do meu Caminho de Santiago

 

1 Comentários
  • Cheap True Religion Sale
    setembro 15, 2015

    This is really nice to know. I hope it will be successful in the future. Good job on this and keep up the good work.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Translate »