O Gêiser del Tatio e os animais do deserto. Deserto do Atacama (parte4)

By outubro 2, 2015 1

El Tatio, é um campo geotérmico de gêiseres, que atrai centenas de visitas o ano inteiro apesar de estar a 4.200 metros de altitude.

 

El Tatio, Atacama

 

Os gêiseres são formados devido ao aquecimento das águas de rios subterrâneos, que ao chegarem naquela região, a aproximadamente 200 metros de profundidade, são aquecidas pelo magma. Ao evaporar a água procura uma saída para aliviar a pressão. O resultado são os jatos de vapor e água fervendo que saem dos gêiseres a mais de 85C.

El Tatio, Atacama

 

A manhã no El Tatio, com os raios do sol atravessando colunas brancas de vapor, é uma maravilha nesse deserto. Um lugar único.

 

A melhor hora para ver a atividade dos gêiseres é entre as 6:00 e as 7:00 da manhã. Por isso, a regra é sair para lá perto das 5:00. Mas, de novo, como somos dorminhocos fomos bem mais tarde, o que nos trouxe a compensação do lugar estar deserto!

 

Se quiser ver um gêiser em ação, clique aqui! EL TATIO VÍDEO

 

Mas a maravilha da paisagem não fica por aí: no trajeto e em outros lugares do Atacama, você vê vicunhas, lhamas, coelhos, raposas, flamingos, nhandus e outras aves.

Atacama

 

Apesar de ser um local muito inóspito, o Atacama possui biodiversidade diversificada, e que com os anos de adaptação conseguiu vencer a aridez e sobreviver no deserto.

Atacama, animals

 

Os flamingos do deserto do Atacama são diferentes de quaisquer outros no mundo, pois se adaptaram ao modo de vida local para a sua sobrevivência. Tendo uma dieta baseada em plânctons encontrados nas águas salgadas do deserto, os flamingos filtram a água salgada para poder bebê-la.

Atacama

 

As lhamas são nativas da América do Sul. Costumam ser calmas e tranquilas quando não importunadas. Foi um animal importante para os incas pela sua lã, carne e couro.

Atacama, animals

 

A vicunha é totalmente adaptada à região, podendo suportar o frio da noite e o calor do dia, além de ter facilidade para escalar montanhas e lugares íngremes por causa de seus cascos bipartidos.

Atacama, animals

Atacama, animals

 

Clique e veja todas as outras dicas sobre o Atacama
2 Comentários
  • Joanna
    março 1, 2018

    👏👏👏👏 adorei

  • Bjork
    novembro 9, 2018

    É bem mais bonito no horário recomendado, depois que amanhece mal ocorre movimentação neles

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Translate »