Os Salares e as Lagoas Altiplânicas. Deserto do Atacama (parte3)

By setembro 30, 2015 1

Um passeio imperdível no Deserto do Atacama são Lagoas Altiplânicas e os Salares.

 

Lagoas Altiplanicas, Deserto do Atacama

 

Os salares, assim como as lagoas, são a marca do altiplano. O que uma vez na vida foi uma lagoa salgada, vira um salar quando a água evapora, criando um cenário mágico.

atacama, chile

 

No Salar do Atacama, encontra-se uma das reservas de flamingos mais importantes do país, a Reserva Nacional dos Flamingos. As lagoas Miscanti e Miñiques localizadas a 4.220 mts, também são parte da Reserva Nacional.

Reserva Nacional dos Flamingos

Reserva Nacional dos Flamingos

 

A erupção do vulcão Miñiques, ocorrida faz um milhão de anos, originou o estancamento das águas que antigamente escorriam livremente ao Salar, dando origem a duas lagoas de águas azuis e margens claras.

 

Salar do Atacama é o terceiro maior salar do mundo (atrás de Uyuni, na Bolívia, e Salt Lake City, nos EUA). É coberto por sal cristalizado, que se acumula pela evaporação das águas salinas subterrâneas, as mesmas que ajudam a formar a lagoa.

 

A estrada que conduz às Lagunas Altiplânicas tem um visual mais lindo do que o outro. Passa pelo Salar de Atacama, por alguns povoados, por rebanhos, vicunhas, e isso tudo sempre emoldurado por vulcões e planícies de pedras vulcânicas.

Deserto do Atacama

Deserto do Atacama

 

Você vê planície, planalto, areia, água, sal, animais, montanhas, vulcões e até neve acumulada nos seus topos, tudo de uma beleza infinita.

 

Esse passeio no Deserto do Atacama é imperdível!

 

Clique e veja todas as outras dicas sobre o Atacama

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Translate »