O Arquipélago de Alcatrazes, santuário no litoral norte de São Paulo, será aberto para visitação

By abril 15, 2018 1

Arquipélago de Alcatrazes, a 40 kms de São Sebastião no litoral norte de São Paulo, é um dos maiores santuários do litoral paulista.

O Arquipélago faz parte do patrimônio arqueológico, histórico e cultural da região. No local, foram encontradas cerâmicas que indicam o uso da ilha por povos que viviam na região antes do descobrimento do Brasil.

Foi declarado refúgio de vida silvestre e se tornou a segunda maior unidade de proteção integral marinha do país. É gerido de forma compartilhada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pela Estação Ecológica Tupinambás.

 

By Zejulio [CC BY-SA 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)], from Wikimedia Commons

Após ser por décadas local de exercícios de tiros da Marinha, o Arquipélago de Alcatrazes será aberto para exploração turística controlada, em meados de 2018. Os paredões graníticos de 300 metros de altura no meio do oceano impressionam os navegantes por sua beleza, e suas águas com boa visibilidade e grande quantidade de vida marinha são um convite ao mergulho.

 

By Marcos Simanovic [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], from Wikimedia Commons

Formado por cinco ilhas grandes, quatro pequenas e cinco lajes é também o principal local de abrigo, alimentação e descanso de tartarugas marinhas da costa de São Paulo. Em suas águas também são encontradas cerca de 260 espécies de peixes e a presença marcante de baleias e golfinhos.

 

By Marcos Simanovic [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], from Wikimedia Commons

Mesmo quando for aberto para visitação, o arquipélago não deixará de ser preservado, pois terá regras de funcionamento para garantir que as atividades ocorram com o mínimo de impacto aos ambientes naturais.

A pesca e qualquer tipo de degradação ambiental são proibidas na área do refúgio. As atividades turísticas, como mergulho e passeios, serão permitidas apenas de dentro das embarcações em áreas definidas pelo ICMBio.

Um fenômeno natural de ilusão de ótica

Nesse dia presenciamos a partir da praia de Juquehy, um fenômeno natural de ilusão de ótica entre o mar, o ar e as montanhas do Arquipélago…

 

 

Veja outras dicas do Litoral Norte de São Paulo

 

SalvarSalvar

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Translate »