Ilha Montão de Trigo, uma viagem à simplicidade.

By fevereiro 8, 2015 3

Quem conhece o Litoral Norte do Estado de São Paulo, já tão cheio de urbanidade, não imagina que aquela ilha grande que é avistada de algumas praias, guarda uma condição bem diferente.

 

Ilha Montão de Trigo, SP

 

São apenas alguns moradores vivendo isolados, os “Monteiros”, quase todos parentes entre si e que vivem basicamente da pesca, do artesanato e das inúmeras árvores frutíferas existentes na ilha.

 

Ilha Montão de Trigo, SP

 

O acesso é bem difícil; um pier improvisado é o único meio para entrar na ilha, que não tem praias. Mas logo vieram ajudar; principalmente ao reconhecerem o Carlos meu marido, que salvou dois “Monteiros” de morrerem afogados alguns anos atrás, quando o barco deles virou na entrada da Barra em um dia de mar tenebroso. Nos receberam com alegria!

 

Ilha Montão de Trigo, SP

 

Saímos de Barra do Una na embarcação do Hotel Canoa, e chegamos em meia hora a esse lugar incrível e diferente, distante da costa cerca de 14km.

 

Ilha Montão de Trigo, SP

Marina Canoa e saída da Barra  

 

Pudemos também cumprir mais uma missão do Projeto Basicão, que foi poder doar aos animais dos moradores a ração arrecadada em campanhas.

 

Ilha Montão de Trigo, SP

 

Recentemente a vida deles melhorou muito com a chegada da energia solar e também com a comunicação com o continente, mas de uma maneira geral tudo continua bem simples.

 

 

Um exemplo de casa decorada com primor

 

Há apenas uma escola na ilha, que ensina até a quarta série.

 

E assim vivem os moradores do Montão, com dificuldades sim, mas livres da civilização e convivendo com essa beleza imensa.

 

Ilha Montão de Trigo, SP

Ilha Montão de Trigo, SP

Ilha Montão de Trigo, SP

Ilha Montão de Trigo, SP

Ilha Montão de Trigo, SPIlha Montão de Trigo, SP

4 Comentários
  • regina
    fevereiro 8, 2015

    Vc me fez viajar no tempo…quando iamos a Bertioga em “tooodas as ferias” avistavamos o Monte do Trigo da praia…e as vezes meu pai avisava:amanha vou pescar com o Mane Gajo la..no Trigo…Meu Deus nos parecia tao distante,e quando ele volrava com os peixes e as historias era só alegria e curiosidade!!!..

    Obrigada por esse momento de muitas saudades da minha querida familia!!

    Bjks

  • Soraya Mendes
    outubro 14, 2015

    Olá, tudo bem?? Nossa estou encantada com este lugar, realmente é maravilhoso. Gostaria de saber se é possível acampar na ilha?? Queria ficar acampada lá, longe de tudo, só não sei se os “Monteiros” permitem, Você sabe me informar se há possibilidade? Muito obrigada desde já.

    • Monica Zacharias
      outubro 15, 2015

      Olá, acho que para isso você terá que pedir permissão a eles! Mas acho que tem uma pessoa que aluga a casinha dela…se quiser posso pesquisar para você! Porque você não acampa nas “ILHAS”? é lindo também, mais perto e não tem ninguém morando lá!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Translate »