Dicas e informações para fazer o Caminho de Santiago

By dezembro 9, 2017 0

Reuni neste post algumas informações e dicas essenciais para fazer o Caminho de Santiago.

 

1. Distância a Caminhar

Tudo depende de quanto você se dispõe ou pode caminhar por dia, mas em geral todo mundo consegue ir de um albergue a outro! Tem uma magia por lá que faz você caminhar; vi gente com cancer, vi gente que mancava, gente com todo tipo de problema.

CAMINHO DE SANTIAGO

 

2. Onde Iniciar o Caminho

Isso só você pode decidir…eu sairia de uma cidade pequena, porque sair de cidade grande, fica difícil para se localizar! Eu quis começar em St Jean Pie de Port, na França e poder atravessar os Pirineus, difícil, porém lindo e desafiante.

CAMINHO DE SANTIAGO

 

3. Onde Ficar no Caminho de Santiago

Os albergues são grátis, você deixa uma contribuição se quiser…Você só pode ficar em cada albergue por uma noite, para dar chance também a quem está chegando.

Existem também muitos Hostels no Caminho, pequeno hotéis com valores acessíveis, bom para ficar e relaxar numa banheira depois de ficar dias somente em Albergues

 

4. Informações de Distâncias e Albergues no Caminho de Santiago

Existem muitos sites do Caminho onde você pode obter planilhas de distâncias, altitudes e albergues de cada vilarejo ou ponto de parada! É só dar um google.

 

5. As Marcações de Direção

O Caminho tem marcações de tanto em tanto, muito difícil de se perder. Na minha época eram flechas amarelas indicando a direção, pintadas em pedras, árvores, etc.

CAMINHO DE SANTIAGO

 

6. A Comida no Caminho de Santiago

Praticamente todos os restaurantes do Caminho de Santiago oferecem por um valor muito pequeno, o “menu peregrino”; uma refeição com entrada, prato principal, sobremesa e vinho! Eu fui em 2001 e nesta época custava em torno de 10 euros cada jantar destes. Hoje não passa de 12 euros.

Para o almoço, em geral você compra um sanduíche antes de começar a caminhada do dia, e pára para lanchar em algum lugar bonito. Sem esquecer de uma ou duas garrafinhas de água, que você pode encher nas várias bicas existentes pelo Caminho.

 

7. O que levar e o peso da Mochila

Minha mochila tinha um peso aproximado de 6 quilos. É muito importante não exagerar no peso da mochila, isso faz toda a diferença no Caminho.

O que eu levei foram: 3 calcinhas, uma legging, uma calça de caminhada (que podia tirar as pernas e virar um short), um short tipo legging, 3 camisetas, 2 tops, uma papete, uma bota curta de caminhada impermeável Timberland, um agasalho leve (Fleece), uma capa de chuva que também servia de agasalho, boné, 3 meias, pochete (com passaporte, cartões, dinheiro, música e foto).

Muito importante é levar meia tipo de seda, fininha, para colocar antes da meia em si: isso protege muito contra as bolhas! E claro, o Cajado, que você vai receber na mão de alguma forma…Magias do Caminho.

CAMINHO DE SANTIAGO

 

Veja aqui todas as dicas do meu Caminho de Santiago

 

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Translate »